21.8.09

Sal Marinho Tradicional de Castro Marim

“Estes autênticos jardins de sal estão situados no interior da Reserva Natural de Castro Marim, no extremo oriental do Algarve, entre o Rio Guadiana e o Oceano Atlântico.
O sal marinho tradicional é inteiramente recolhido á mão com o auxílio de instrumentos de madeira tradicionais. Resulta da conjugação harmoniosa do trabalho do salineiro, com a acção conjunta das marés, do sol e do vento, não é sujeito a qualquer tratamento posterior.
A flor de sal é uma finíssima película de cristais de sal que se forma na superfície da água das salinas recolhida por um instrumento especial que nunca toca o fundo. É um tipo de sal raro, que só se forma nos dias de maior calor, entre Julho e Setembro. É muito apreciado pelos melhores cozinheiros, sendo considerado um produto gourmet. Deve ser usado para temperar alimentos já cozinhados.
Excerto de texto retirado do panfleto de divulgação da Associação “Terras de Sal, CRL” geral@terrasdesal.com , onde podem ser adquiridos os produtos referidos.
Mas o que eu gosto mesmo de fazer é dar um dos passeios a pé ou de BTT recomendados pelo sapal, e no final ficar a ver o trabalho dos salineiros. Pode-se comprar o sal directamente na salina, é mais barato mas a quantidade dá para o ano inteiro, se houver espaço no porta bagagens compensa.

Sem comentários :

Enviar um comentário