13.5.10

Casa das Sementes

Fui hoje há Baixa Pombalina, coisa que infelizmente raramente faço, entregar uma encomenda a uma loja que vai inaugurar muito em breve. Da loja falarei mais tarde. Dei por mim a deambular por ali, fascinada com o movimento, as pessoas, as lojas antigas que ainda se mantém, as novas que vão abrindo.
Já quase a entrar para o metro na Praça da Figueira, vi a Loja das Sementes, Soares e Rebelo Lda. que há 75 anos, desde 1935, se situa na mesma esquina da Praça.
Nem de propósito, no fim-de-semana passado o terreno da horta foi limpo e estava mesmo a precisar de ser semeado. Comprei, Salsa, Coentro, Brasílico e Cebolinho e dei dois dedos de conversa com a funcionária. As saquetas de sementes todas alinhadas e os sacos dos vários tipos de feijão eram tão fotogénicos que tive mesmo de lhes tirar umas fotos. Estes lugares, restos de uma Lisboa de outras heras é que tornam a nossa cidade tão especial. Mas não tenhamos ilusões, cada vez que compramos uma saqueta de sementes numa qualquer cadeia de supermercados internacional, cuja origem nos é completamente desconhecida, estamos a tornar mais difícil a sobrevivência destes locais que fazem parte da nossa memória colectiva e do nosso património. Sai muito mais caro atravessar a cidade para ir comprar um pacote de sementes à Praça da Figueira, mas… e qual o preço de perder parte da nossa memória?

4 comentários :

  1. Que giro! parece que tenho que visitar essa loja deliciosa!

    ResponderEliminar
  2. boa tarde,td bem?
    adorei as novas criações...
    e esta partilha...
    frequentei algumas 'lojinhas' de sementes e afins quando estava na minha terra (Aveiro) e ajudava a minha mãe a semear os terrenos.
    gostava imenso dos cheiros quando entrava nas lojas;)
    fico contente desta casinha das sementes estar a funcionar há tantos anos...tendo tantas grandes superfícies a tirar-lhe o seu devido valor.
    bom fdsemana, fica bem.
    jinhos***

    ResponderEliminar
  3. Estou tentada, a começar um tema sobre lojas de comercio tradicional. Quem quizer colaborar com sujestões, será bem vindo.

    ResponderEliminar